Para as organizações, principalmente grandes empresas, o back-office é tão importante quanto as atividades direcionadas aos clientes, afinal, ele fomenta toda a operação da companhia.
Em caso de descontrole, ele pode até interromper a relação entre a empresa e seu público. Por isso, é fundamental que exista uma equipe competente para lidar com esses processos internos e evitar problemas.
Além disso, com uma boa infraestrutura na parte interna é possível melhorar a experiência do cliente e garantir um serviço de qualidade.
Ao penser em um hospital que constantemente tem problemas com a higienização do ambiente, dá para entender como existe uma cadeira relacional.
Por mais que a equipe de limpeza não tenha relação direta com o público, isso vai afetar o modo como os pacientes percebem o estabelecimento.
Da mesma forma, o administrativo do hospital interfere na qualidade do serviço como um todo e assim por diante.
Também é por meio das informações da área administrativa que é possível acompanhar os produtos e serviços; controlar as entregas e monitorar os prazos estabelecidos.
E nos números, essa importância não é diferente: o mercado de gerenciamento de força de trabalho de back office está projetado para atingir US$ 6,71 bilhões até 2028, de US$ 3,60 bilhões em 2022.
Esses dados, do The Insight Partners de 2022, também mostram que se espera que o setor tenha um crescimento de 10,9% de 2022 a 2028.
Quem faz parte do time de back-office?
Para entender melhor a atuação do time back-office, é possível exemplificar a operação em alguns setores: e-commerce, indústria e varejo.
Nessas áreas, qualquer produto que um cliente adquire, seja bens ou serviços, é resultado de um processo interno. Entenda melhor a seguir: